quarta-feira, 20 de maio de 2009

CF 1102


Boa madrugada... ao fim de 2h a escrever, aqui vai...

O meu pé ta a ser chato… no encerramento andava com os dois pés, segunda andei ao colo, terça comecei com uma muleta e acabei o dia com o par… amanhã devo ficar de cama ou coisa parecida… lol
Devido ao esforço que tenho feito, o pé ta a ficar escuro, e a batata continua grande! E neste momento não mexo muito o pé porque tenho uma impressão estúpida… não posso chamar dor, porque não o é!

Bem… tenho dito que não sou boa com palavras… (pensei em enviar uma foto do pé, mas como ele ta a começar a ficar feio… achei melhor não), mas como alguém me chamou totó… eu lá acordei e pensei que seria bom contar a historia toda… é longa… podem sentar-se!

A questão do convite… foi estranha!
Desde já agradeço o voto de confiança!
Foram pressões de todo o lado… O coração dizia SIM grande… e exteriormente tinha pequenos nãos. A partir do momento que disse sim, perguntei o q lá vou fazer e como vou fazer. Cheguei a um ponto que pedi auxílio para que Ele me ajudasse a dar-me à maneira Dele.

Tinha aguardado o convívio de duas maneiras. Num estado vegetativo, sem que me desse conta do tempo passar e sem me alarmar, mas numa grande ansiedade de me encontrar (sentir aquele abraço caloroso) com Deus.

Só um pequeno aparte… sabem que a minha saúde foi um caso sério este convívio (para quem não sabe, o outro também o foi)… quinta dor de cabeça, os outros dias, foi uma gripe infernal (e eu que detesto assoar-me em público) e ainda continua, a parte que não sabem foi que caí 3 vezes… uma queda por dia! Na sexta caí no ensaio do “tinonim”, na quinta na ida pró Wc (tenho uma nódoa negra em cada joelho) e finalmente no domingo, que deu no que deu! Andei com as molas (nome que o Hugo deu a algo que supostamente ta agarrado aos meus pés e me impede de estar parada a comer uma sobremesa, ao qual me levantei 8 vezes) o convívio todo, ate ao ponto de as ter de pôr de lado por tempo indeterminado)

Quando comecei a ver as reacções (principalmente da Joana e mais tarde do pe Manel) devido às desistências, comecei acordar… e aperceber-me da realidade! Onde me meti. O que lá vou fazer… moderadora? Puxar por eles? Oração de partilha? Indicações? ???? ????

Na quinta, a coisa deu-se…

Na sexta tremia nos diálogos de equipa, eu tentava puxar pelos novos elementos e aqui entra a equipa que me apoiava porque a falta de experiencia + falta de palavras era constante em mim… Sem duvida que o AMO-TE da Guida foi um incrível momento… fez-me lembrar que já o estive pra dizer à minha mãe, uns tempos atrás e que não consegui! Apenas o escrevi pra minha mana! Durante este dia ía-me emocionando… pelas lembranças que o meu convívio me trazia e pela minha experiencia de vida (que é pouca). Mas não acontecia o que eu queria… aquele Amor caloroso de Deus a envolver-me!

No sábado, o testemunho do Lucas tocou cá dentro! Os três P´s o P, a rosa… Para mim é dos testemunhos mais ternurentos… (antítese, eu sei!) Mas o Lucas teve muito bem…
A oração de partilha foi difícil. Mais preocupada com as indicações e com a ordem de dizer o que tinha de ser dito, acho que acabei por não dizer de mim o que deveria ter dito em partilha.
Neste dia senti-me feliz por acompanhar uma amiga num percurso que seria muito importante para ela, falo da celebração penitencial. Senti uma calma e serenidade com Deus… espectacular… mas eu queria mais (exigente ate com Deus… estúpida que sou)!
Escolhi a Catarina para orientar… Ela falava cmg abertamente e foi um bom passo!

Domingo… o dia em que tudo aconteceu! (é um bom titulo!)
Começou com a oração por equipas (obrigada Hugo por a fazeres por mim! Afónica como estava… não conseguia)… não disse nada de jeito! Só apenas interiormente é que consegui expressar a minha gratidão pelo Dom da Vida!
ADOREI sentir o Amor de Mãe Maria por nós….
Nos diálogos … estava a entrar em desespero! Como é que no dia anterior eu conseguia falar com a Catarina e não no próprio dia! Que se tinha passado…. Lá fui tentando e… consegui compreender o que se passava! Durante o Cristo Sedutor, consegui inspiração para dizer as palavras certas à Catarina e fiquei bem mais calma por a ter acalmado (deduzo eu!)
Na celebração do compromisso… pimba… quando vi o que fiz… caiu-me tudo por terra! Não sei explicar o que senti! E que sinto! E peço desculpa pelo que fiz… foi um erro grave!
Estive na capela e chorei baba e ranho (visto que tinha uma gripe valente, foi literalmente baba e ranho)… desci e depois de alguns reconfortos… o Márcio pediu-me para transportar a aparelhagem e pimba… tenho uma vaga ideia, Márcio, que ao cair tentei que a aparelhagem em si não desse um trambolhão… a coluna como não estava em mãos é que deu duas voltas! A partir daqui já sabem… e devem saber melhor que eu! Lembro que senti o pé estalar, cair, doer, chorar, gritar, cadeira de rodas ( é estranho, não queria que me empurrassem!) Lembro das dores, de pedir à Rute para fazer o seu testemunho no encerramento e fui aterrorizada para o hospital por pensar que eu e o Lalo não íamos ao encerramento!
E agora começa… assim que chego ao hospital, alguém que não conheço me abre a porta, se preocupa comigo e me ampara. Acho que pelo facto de não parar de chorar até foi mais rápido eu entrar! Quando o segurança (um senhor simpático e prestável) me chama, eu pergunto se irá demorar… ele pergunta-me se tenho outro sitio mais importante pra estar do que no hospital. Eu digo que sim… (eu sei… tou a contar ao pormenor) Quando chego ao enfermeiro pra me pôr a fita amarela no braço, tom de voz monótono, sem altos e baixos… so me manda acalmar e não fazer barulho!... dito e feito… calei-me! O segurança lá volta e me leva pró ortopedista e deixa-me mesmo à porta para que eu pudesse ser atendida mais depressa... dito e feito! Esperei… sim… mas não me posso queixar! À minha frente tava o Sr. Agostinho... perto dos 80 anos. O senhor tinha dores no corpo, tinha caído pelas conversas que ouvi. Vi-o a mudarem-no pra cama! Foi doloroso… sofri com ele! Nesta altura falei com Jesus. Pedi pelo Sr. Agostinho e ofereci o meu sofrimento da alma e do corpo pelos que iriam fazer o encerramento… e que independentemente do que acontecesse (ir ou não ir ao encerramento) eu aceitaria a minha condição de lesionada! As médicas e enfermeiras pareciam marionetas a trabalhar… sem gosto! Adiante… A medica vê e diz q já sabe o que é…Entretanto chega um rapaz de Alcobaça… vamos pró raio-x. Mais uma pessoa-marioneta que me faz o exame! No fim, se eu soubesse o caminho pra voltar pra espera da consulta! Quando entro para a consulta tenho uma medica simpática… fantástico! Quando saí dei de caras novamente com o segurança … e ele viu a minha cara de felicidade!
Agradeci a cada pessoa que vi… marioneta ou não! E percebi que tinha de ir ao hospital… curou-me a alma (pelo meu erro), ainda me ta a curar o pé, lembrei-me que tenho uma tia numa cadeira de rodas (penso muito nisto, mas a coragem é pouca), vi Jesus nas pessoas que sofriam e que eu sou uma felizarda por ter saúde… apesar de tudo o que me aconteceu…
Saí totalmente radiante do hospital… parecia outra! Eu ía a tempo do encerramento!
No encerramento esforcei o pé… agora tou a pagar as favas!

Eu queria tanto sentir Jesus de uma maneira que Ele mostrou-se e manifestou-se de outra maneira para dizer que me ama! E como se tem vindo a dizer… Ele é original! E revela-se de formas que nós não esperamos, nem imaginamos!

Quando chego a casa fico a saber que a Inês (minha sobrinha) esteve no hospital…não sei explicar o que senti!

Para finalizar….
Obrigada equipa 3
Obrigada Hugo e Elsa pela orientação que me deram, pelas dicas para orientar todos os trabalhos de moderadora… o mérito também é vosso!
Parabéns ao 1ºCoordenador! Sei que estavas nervoso tanto no inicio do convívio como no encerramento, mas foste lindamente bem!
Obrigada Pedro pelos momentos hilariantes de riso e de marcares o teu terreno na comida…
Obrigada Lalo, por me levares ao hospital e pela paciência de me ouvires pelo caminho todo, a chorar!
Obrigada pelo apoio no momento da queda… não me lembro de metade… mas quero agradecer o vosso “dar-se”!
Obrigada Pedro por me incluíres na oração de jantar.
Obrigada pelo nome Totó!

Tenho tantos agradecimentos que fico por aqui com um grande obrigado a toda a equipa.
Beijo… ADORO-VOS

Ps. Deve haver contradições…, erros..., etc


1 comentário:

Diana Rute disse...

Tal como disseste "Ele é original! E revela-se de formas que nós não esperamos, nem imaginamos!"

O que tenho a dizer no meio de tudo isto é que tu exiges demasiado de ti mesma! E é por esse motivo que tu pensas que falas demais, que achas que por vezes não dizes coisas com jeito, que o que fazes não está bem feito... Linda... TU ÉS ÚNICA e ESPECIAL para Ele... mas também ÉS ÚNICA e ESPECIAL para MIM e para aqueles que te rodeiam!!! Tu és uma pessoa extraordinária! Tens um coração enorme! E tens de acreditar em mim quanto te digo isto tudo!! Mas acima de tudo tens de acreditar em ti mesma!! É que ainda por cima não sou só eu que digo isto!!
Tens de acreditar que as coisas vão mudar.. que vão melhorar... e que "tudo acontece por um motivo"...

Ajudaste-me muito... Foste a responsável pela mudança na minha vida! Ok... Foi Ele... Mas Ele escolheu-te a ti pra chegar até mim... Foste a escolhida!! lolol
Encaixou ou não?! =P

E sem dúvida alguma k o Amo-te da Guida foi um dos grandes momentos do convívio =)

Beijo do tamanho da nossa amizade =)